A corrosão é considerada um processo físico-químico que implica na modificação das propriedades mecânicas e elétrica dos materiais, que pode ocorrer com ou sem perda de massa. A existência da corrosão nos materiais demanda dos engenheiros as seguintes precauções: utilização de maiores coeficientes de segurança, necessidade de manutenção preventiva e corretiva, utilização de materiais mais nobres e caros, parada temporária da utilização do equipamento ou da estrutura, avaliação constante da eficiência de equipamento, etc. Em relação à teoria de corrosão, marque abaixo a opção correta.
- A. Na proteção por pintura do metal, recomenda-se pintar tanto os componentes mais nobres e quanto os menos nobres. Caso não se possa pintar todo o conjunto, recomenda-se pintar o metal mais nobre do par galvânico (membro catódico), pois a pintura do metal menos nobre poderá levar ao intenso ataque por pites nos poros do revestimento.
- B. A série galvânica indica os potenciais de oxidação dos elementos que representa a facilidade de se remover elétrons de um metal (corrosão). Essa série mostra que o magnésio possui menor potencial de oxidação que o níquel.
- C. Diversos são os fatores que determinam a criação e a distribuição de regiões anódicas e catódicas na superfície do metal, sendo elas: A existência de diferenças de composição química, de microestrutura, de concentração e velocidade de eletrólitos, etc. Além disso, pode-se afirmar que para a ocorrência da corrosão atmosférica do aço carbono é necessária somente a presença de oxigênio e não de oxigênio e água.
- D. O molibdênio é um elemento de liga que não aumenta a resistência à corrosão alveolar.
- E. Em ambientes extremamente agressivos, como regiões que apresentam grande poluição por dióxido de enxofre ou aquelas próximas da orla marítima, a pintura dos aços patináveis não confere uma proteção superior àquela pintura executadas nos aços comuns.