Diante da necessidade de soldagem de materiais, é necessário considerar qual o processo, procedimento e sua aplicação. Assim, é importante conhecer bem o material a ser soldado, o projeto da solda, da estrutura e os requerimentos de serviço (cargas, ambiente, etc). Em relação aos processos de soldagem, marque abaixo a opção correta.
- A. MIG é o processo de soldagem ao arco elétrico com proteção gasosa que utiliza eletrodo de tungstênio, um gás inerte, para proteger a poça de fusão.
- B. A soldagem por arco submerso, também conhecida como TIG, é um processo automático no qual o calor é fornecido por um arco desenvolvido entre um eletrodo de arame sólido ou tubular e a peça-obra. Tanto o metal de base quanto a poça de fusão ficam totalmente submersos em um fluxo granulado que garante a proteção contra os efeitos da atmosfera.
- C. A velocidade de resfriamento da solda diminui com o aumento do aporte térmico e da temperatura inicial da peça e, dessa forma, a repartição térmica torna-se mais estreita.
- D. O processo GMAW (MIG/MAG) é amplamente utilizado na soldagem de peças de aço inoxidável de menor espessura, enquanto que o processo GTAW (TIG) é utilizado para juntas de aço inoxidável mais espessas, se mostrando um processo de maior produtividade.
- E. Os consumíveis afetam no modo como o metal é transferido do eletrodo para a poça de fusão. Na soldagem com eletrodo revestido, a presença de uma grande quantidade de rutilo no revestimento promove uma transferência suave de pequenas gotas de metal fundido, mas com alto teor de carbonato de cálcio a transferência ocorre em grandes glóbulos que fazem curto-circuito com a poça de fusão.