Assinale a alternativa INCORRETA com relação à modernização da agricultura no Brasil, iniciada nas décadas de 1950 e 1960.
- A. A modernização da agricultura baseou-se na dinamização dos setores improdutivos sem alterar a estrutura fundiária vigente e, por esse motivo, é conhecida como modernização conservadora.
- B. Para atingir um aumento de produtividade da terra, promoveu-se uma conversão da matriz tecnológica da agricultura brasileira, a partir de políticas direcionadas à pesquisa agrícola, à extensão rural e ao crédito subsidiado.
- C. Para a modernização da agricultura, foram incentivadas práticas produtivas e tecnologias ditas modernas, de maneira geral, apropriadas pelos setores industriais, como máquinas, fertilizantes químicos e agrotóxicos.
- D. A abertura ao comércio internacional deu-se concentrando os instrumentos de modernização da agricultura a favor de produtos para a exportação com grande demanda internacional, focando os esforços em produtores e regiões com melhores condições de um rápido retorno produtivo e financeiro.
- E. Para contrabalançar os efeitos do processo de modernização, nos agricultores sem condições ideais para a adoção dos pacotes tecnológicos, foram criados mecanismos de proteção, evitandose a liberalização de mercado total e possíveis problemas com o aumento dos custos de produção e dificuldade de acesso à terra.