TEXTO BASE para responder as questões 53, 54 e 55
Um longo processo histórico de transformações sociais, culturais, econômicas, educacionais e, em particular, a intensa ocupação dos espaços urbanos , que ocorriam pelo menos desde a década de 1930, nas sociedades ocidentais em geral, e no Brasil em particular, foi se consolidando, no final da década de 1970 e início da seguinte, construindo mudanças significativas também para dentro do mundo circense. Quanto às mudanças significativas no processo de formação/aprendizagem e as primeiras escolas de circo, é correto afirmar que:
- A. a primeira escola de circo fora da lona foi constituída na década de 1920, na antiga União Soviética pós-revolução. Na cidade de São Paulo, em 1978, deu-se a primeira experiência brasileira de escola de circo, com a Academia Piolin de Artes Circenses APAC;
- B. os fundadores das primeiras escolas de circo no Brasil, no final da década de 1970, eram oriundos dos cursos universitários de Teatro, Dança e da Educação Física, aliados a professores estrangeiros de clown, e de acrobacias em geral, em particular da França, da Bélgica e antiga União Soviética, países que já tinham larga experiência com escolas de circo;
- C. as primeiras escolas de circo, no Brasil, no final da década de 1970, tinham o objetivo de formar filhos de gente de circo nas artes e nas letras, com forte referência do processo de formação e titulação adotados em escolas estrangeiras. Assim, a maioria dos primeiros alunos daquelas escolas era composta por filhos de circenses oriundos dos circos itinerantes de lona ou tradicionais;
- D. os profissionais formados nas primeiras escolas de circo, no Brasil, foram trabalhar na maioria dos circos itinerantes de lona ou tradicionais, existentes no país, e assim os picadeiros desses circos se tornaram espaço de experimentação e trabalho dos alunos das escolas;
- E. os circenses tradicionais tiveram uma visão geral positiva da necessidade de se criarem escolas de circo, para democratizar os saberes circenses e ampliar o número de pessoas fazedoras dessa arte, não opondo resistência à constituição de escolas de circo fora da lona.