Durante séculos a construção dos materiais e equipamentos circenses foi realizada de modo artesanal e em pequena escala. Atualmente observamos o surgimento de algumas empresas (fabricantes e revendedoras) de diferentes implementos, modificando, em parte, o cenário acima descrito. Essa relação pode ser melhor compreendida se:
- A. entendemos a construção artesanal como uma característica fundamental da arte circense, e que, apesar da atual oferta de distintos materiais industrializados, segue presente na rotina de muitos artistas circenses, permitindo, por exemplo, a criação de novas tecnologias e espetáculos;
- B. consideramos que a construção artesanal ficou obsoleta e deve ser totalmente substituída pela produção industrial, que, por sua vez, é mais segura, mais ágil e de melhor qualidade;
- C. percebemos um processo comum aos tempos modernos, que revela um diálogo constante entre formas consolidadas e outras recentes de produção técnica e tecnológica, sem esquecer que a maior acessibilidade a esse tipo de material e equipamento pode representar uma ameaça, por competir com os saberes dos profissionais circenses;
- D. observamos a industrialização como a passagem de um período de precariedade para uma situação de conforto, de acesso a novas tecnologias e garantia de aumento da qualidade do espetáculo circense;
- E. vemos uma radical diminuição dos circenses que continuam construindo equipamentos, o que resulta em maior dificuldade de acesso a materiais adequados, levando artistas brasileiros a adquirir equipamentos no exterior, com consequente aumento dos custos para a criação e a manutenção dos espetáculos.