Na realização das ações iniciais, ao prestar os primeirossocorros, o motorista deve considerar os princípios de
- A. segurança para proceder à avaliação da cena, garantir a própria segurança, a segurança da vítima dos circunstantes, priorizando as condições que não ameaçam a vida, as que possam resultar em perda de membro e por último, as que possam resultar em perda da vida.
- B. biossegurança procurando utilizar equipamentos de proteção pessoal como luvas, óculos e máscara facial para evitar o contato com fluídos corporais, prevenindo contágio com agentes causadores de doenças transmissíveis e não transmissíveis.
- C. avaliação primária que consiste em efetuar o exame físico detalhado e verificar cada segmento corporal, iniciando desde a cabeça até os pés, para encontrar e cuidar de lesões, anteriormente não identificadas.
- D. avaliação secundária visando sistematizar as etapas da avaliação, em que A, B, C, D, E correspondem, respectivamente, à verificação de vias aéreas, respiração, circulação, exposição corporal para avaliar possíveis lesões e realizar o alinhamento da coluna cervical.
- E. comunicação, que inclui providenciar o acionamento do serviço móvel de urgência disponível na localidade, transmitir as informações acerca do mecanismo de trauma, as condições da vítima e outros fatos pertinentes que permitirão o envio de ambulância e dos recursos mais adequados no atendimento préhospitalar até o transporte para o hospital.