A preocupação com as medidas de higiene e combate de patógenos no manejo com animais de experimentação é essencial para a obtenção de resultados fidedignos nas pesquisas. Dessa forma, considera-se correta a seguinte classificação sanitária:
- A. animais livres de microrganismos específicos são aqueles criados e mantidos em isoladores que os mantêm livres de quaisquer tipos de microrganismos ou outras formas de vida associadas.
- B. animais gnotobióticos são aqueles que possuem microbiota definida e que posteriormente são removidos dos isoladores e alocados em biotério com monitoramento quanto à presença de microrganismos inoculados ou acidentalmente adquiridos.
- C. animais monitorados são aqueles criados em sistemas de gaiolas abertas com fluxo livre de pessoas e materiais, sendo monitorados para impedir a introdução de agentes externos, o que não os tornam susceptíveis a contaminações e infecções.
- D. animais com microbiota definida associada são aqueles criados e mantidos em isoladores, e que geralmente apresentam alguma forma de vida não patogênica.
- E. animais axênicos são aqueles criados e mantidos em isoladores que os mantêm livres de quaisquer tipos de microrganismos ou outras formas de vida associadas.