Os acidentes com exposição ocupacional ao material biológico são frequentes na Odontologia, em decorrência do trabalho com instrumentos perfurocortantes em um campo de visão restrito e sujeito à movimentação. Em relação a estes acidentes, os profissionais da área devem considerar que
- A. são as condutas pós-exposição que podem evitar infecções, quando as exposições ocupacionais forem inevitáveis, e essas condutas incluem os cuidados imediatos, o tratamento e o acompanhamento pós-exposição.
- B. existe risco de transmissão de patógenos sanguíneos como os vírus da hepatite B e da imunodeficiência humana (HIV); nas exposições ocupacionais a material biológico, porém, não há risco de transmissão de patógenos sanguíneos do vírus da hepatite C.
- C. constituem-se casos de emergência médica os acidentes com exposição ao material biológico, já que a profilaxia, quando indicada, pode ser iniciada durante as 72 horas subsequentes ao acidente e, com isso, se obtém melhor efetividade.
- D. é recomendado, em caso de exposição ocupacional ao material biológico, em exposições percutâneas ou cutâneas, interromper o atendimento, remover a luva, localizar a lesão e imediatamente lavar a lesão com água destilada.
- E. é complexa e totalmente eficaz a profilaxia pós-exposição (PPE) ao HIV, e recomenda-se que o prazo máximo para início de PPE seja de até 72h após o acidente, sendo a duração da quimioprofilaxia de 28 dias.