Sobre a qualidade da água para uso em laboratórios, e os métodos de purificação, é correto afirmar que
- A.
a água tipo I deve ser usada no momento em que é produzida; não deve ser estocada, pois sua resistividade diminui, podendo ocorrer lixiviação de metais e/ou compostos orgânicos do frasco de estocagem e, também, desenvolvimento / contaminação bacteriana.
- B. de acordo com o NCCLS, a água tipo I deve conter no máximo 100 UFC/mL, a resistividade a 25 ºC deve ser maior que 1 MΩ.cm e a condutividade a 25 ºC deve ser menor ou igual a 1 μS /cm.
- C. a deionização é comumente utilizada nos laboratórios para produzir água purificada de consumo rotineiro; funciona através da adsorção das impurezas pelas resinas de troca iônica: as resinas catiônicas trocam seus íons hidrogênio (H+) por contaminantes aniônicos, enquanto que as resinas aniônicas trocam seus íons hidroxila (OH) por contaminantes catiônicos.
- D. a osmose reversa é um processo de alta capacidade de remoção de bactérias e pirogênios, de modo que permite obter água purificada de alta qualidade, sem a necessidade de combinar métodos de purificação e, deste modo, adequada para muitas aplicações de rotina em laboratório.
- E. a Filtração Microporosa ou Submicrônica usa uma membrana ou fibra oca com porosidade de 0,5μm que evita a passagem de qualquer contaminante com diâmetro acima desse valor. Os filtros submicrônicos retêm partículas de carvão do filtro de carvão ativado, fragmentos de resina do sistema de deionização e bactérias que possam ter penetrado no sistema. O NCCLS considera que a água está livre de particulados quando ela tenha sido filtrada através de filtro de porosidade = 0,5μ.