Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Área: Órtese e Prótese - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A presença de espículas ósseas no paciente amputado pode acarretar modificações na conduta e no prognóstico estabelecido pelo técnico protetista. A respeito das espículas ósseas, assinale a opção correta.
O tratamento de uma espícula óssea deve ser realizado apenas mediante descarga de peso sobre o local, uso de prótese de treinamento e prática de exercícios, não sendo necessária a realização de cirurgia.
Durante a avaliação, a espícula óssea pode ser palpada como um ponto maleável e distante da área do osso seccionado, apresentando-se um nódulo.
A formação de espículas ósseas ocorre frequentemente em pacientes com malformação congênita de membros inferiores, sendo também frequente, em até 90% desses pacientes, a presença de neuroma de amputação.
A proliferação de tecido ósseo na região do coto não implica a inviabilidade da protetização, uma vez que espículas sobre a região de carga interferem apenas no uso da prótese.
Pacientes que apresentam espículas ósseas não relatam, em geral, sentir dor durante o uso da prótese. Esse fato ocorre em virtude de o osso formado não possuir terminações nervosas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...