Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Área: Órtese e Prótese - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Um homem com setenta e quatro anos de idade, diabético e hipertenso, sofreu amputação do pé direito e passou por cirurgia para a desarticulação do tornozelo. Ao ser encaminhado para a avaliação com técnico protético, o paciente relatou não sentir dores, porém afirmou que ainda sentia a presença de seu pé, inclusive dos artelhos.
Nesse caso clínico, o técnico deveencaminhar imediatamente o paciente ao médico responsável, visto que se trata de quadro de dor fantasma, neuropática e descrita inicialmente como presença do membro amputado e, posteriormente como dor extrema na região.
suspeitar da ocorrência de lesões adicionais devido à neuropatia diabética e suspender o processo de protetização dado que o paciente apresenta claros sintomas de acometimento dos nervos periféricos da região comprometida.
dar continuidade à protetização, pois o paciente está passando apenas um distúrbio emocional decorrente do processo de amputação, situação que deve ser comunicada ao psicólogo responsável.
explicar ao paciente que a sensação por ele sentida é denominada de sensação fantasma a fim de evitar o surgimento de ansiedade, explicando-lhe que essa sensação é normal e até mesmo benéfica, facilitando o processo de protetização.
encaminhar o paciente para o médico responsável, justificando que a área da amputação apresenta retração significativa e consequente impacto negativo sobre a protetização, e que a sensação relatada pelo paciente é decorrente do processo de maturação da cicatriz cirúrgica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...