Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Área: Proteção Radiológica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Alguns materiais cerâmicos, quando aquecidos, após serem expostos à radiação ionizante, apresentam a propriedade de emitir luz. Este fenômeno é conhecido como radio termoluminescência, ou, simplesmente, termoluminescência, e o material que apresenta esta característica é denominado material termoluminescente (TL). Muitos compostos cerâmicos possuem propriedades termoluminescentes. Entretanto, um material termoluminescente só pode ser utilizado como dosímentro se combinar algumas características específicas. Essa exigência limita bastante o número dos materiais TL passíveis de emprego na dosimetria das radiações. Como característica específica que um dosímetro termoluminescente deve apresentar, pode ser citada, corretamente, a seguinte:
um espectro de emissão TL dentro da sensibilidade da fotomultiplicadora para evitar interferência da emissão incandescente, infravermelha, do próprio equipamento de medida. O recomendado é um espectro com comprimentos de onda entre 300 e 500 nm.
baixa concentração de elétrons ou buracos e alta eficiência de emissão de luz associadas com o processo de recombinação.
temperatura do pico principal entre 50 e 150 ºC.
uma resposta que varie exponencialmente para um amplo intervalo de dose absorvida.
uma curva de absorção simples, de preferência com um único pico, para maior facilidade de operação e interpretação da leitura.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...