Os profissionais das técnicas radiológicas podem atuar em diversas áreas, tais como: radiodiagnóstico, terapia ou área industrial.
Neste contexto, o técnico em radiologia deve estar atento aos critérios de biossegurança e proteção radiológica envolvidos em sua atuação laboral. Considerando as normas de biossegurança em radiologia, é correto afirmar que
- A. a dose efetiva média anual não deve exceder 20 mSv em qualquer período de cinco anos consecutivos, não podendo exceder 40 mSv em nenhum ano, para as exposições ocupacionais.
- B. o técnico em radiologia pode executar procedimentos radiológicos, tais como: técnicas radiológicas, radioterápicas, medicina nuclear e industrial, sem a necessidade de requisição ou acompanhamento da equipe de saúde.
- C. o técnico em radiologia deve ter conhecimento dos riscos radiológicos associados ao seu trabalho; usar os EPI adequados para a minimização dos riscos, conforme a área e tipo de exposição ocupacional e usar o dosímetro individual.
- D. o técnico em radiologia, que realiza atividades onde existam fontes de radiações ionizantes, pode permanecer nestas áreas sem limite de tempo para a realização de todos os procedimentos necessários.
- E. o técnico em radiologia deve estar sob monitoração individual de dose de radiação ionizante durante sua jornada de trabalho e enquanto permanecer em área livre com o uso do dosímetro individual de leitura indireta, trocado mensalmente.