Aquecimento global é o resultado da intensificação do efeito estufa, ocasionado pelo significativo aumento das concentrações de gases do efeito estufa (GEE) na atmosfera, ou seja, gases que absorvem parte do calor que deveria ser dissipado, provocando aumento da temperatura média do planeta. No tratamento anaeróbio de águas residuárias, muito utilizado em Estações de Tratamento de Esgoto no Paraná, são formados gases de efeito estufa.
Os gases formados em sistemas anaeróbios de tratamento são:
- A. o dióxido de carbono (CO2), um gás liquefeito, incolor, inodoro, não inflamável, mais pesado que o ar e solúvel em água; e o gás metano (CH4), gás natural (ou gás dos pântanos), incolor, de odor fraco, altamente inflamável e praticamente insolúvel em água.
- B. o dióxido de carbono (CO2), um gás liquefeito, incolor, inodoro, não inflamável, mais pesado que o ar e solúvel em água; e o gás sulfídrico (H2S), gás incolor, mais pesado que o ar, altamente tóxico, que possui cheiro de ovo podre em baixas concentrações e inibe o olfato em concentrações elevadas.
- C. o gás metano (CH4), gás natural (ou gás dos pântanos), incolor, de odor fraco, altamente inflamável e praticamente insolúvel; e o óxido nitroso (N2O), gás incolor, de odor agradável, não inflamável, atóxico e de baixa solubilidade.
- D. o dióxido de carbono (CO2), um gás liquefeito, incolor, inodoro, não inflamável, mais pesado que o ar e solúvel em água; e o óxido nitroso (N2O), gás incolor, de odor agradável, não inflamável, atóxico e de baixa solubilidade.
- E. o gás sulfídrico (H2S), um gás incolor, mais pesado que o ar, altamente tóxico, que possui cheiro de ovo podre em baixas concentrações e inibe o olfato em concentrações elevadas; e o óxido nitroso (N2O), gás incolor, de odor agradável, não inflamável, atóxico e de baixa solubilidade.