Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Conservação e Manutenção Geral - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
A execução de revestimentos de paredes e tetos em argamassa deve assegurar um desempenho adequado, assim como uma boa qualidade do acabamento final. Para que isso seja possível, a execução bem feita do chapisco é fundamental. Sobre a condição do chapisco, é correto afirmar:
O taliscamento do teto deve ser feito com o auxílio de um nível alemão ou nível a laser, considerando uma espessura mínima do revestimento de 5 mm no ponto crítico da laje.
Antes de executar o chapisco, deve-se executar as mestras para servir de orientação para o chapisco, que deve ter 50 cm de largura, usando argamassa de traço 1:7, mantendo uma distância mínima entre as mestras de 15 cm, aguardando um prazo mínimo de cinco dias para o assentamento das taliscas.
As taliscas, geralmente em cacos de azulejos, devem ser assentadas com a mesma argamassa que será utilizada para a execução do revestimento, à distância de 30 cm das bordas das paredes e ou do teto, bem como, em quinas, vãos de portas e janelas, frisos e molduras, com espaçamento máximo de 1,8 m em ambas as direções.
Deve-se aplicar o chapisco com traço 1:6, em 2 demãos, sempre que a espessura final do revestimento for superior a 4 cm, enchendo a parede por meio de faixas de 1,5 metros, e guardando intervalos de cerca de 48 horas entre as etapas, que devem ser executadas sempre de cima para baixo
Para a execução de chapisco em parede de blocos de concreto de elevada capacidade de absorção de água, estes devem ser umedecidos a cada 2 horas, com água projetada com mangueira, antes e após a aplicação da argamassa, cuidando para que a argamassa residual seja incorporada à acumulada na caixa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...