Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Conservação e Manutenção Geral - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
Durante uma inspeção de rotina na laje de cobertura de um dos prédios do pátio do Metrô, notou-se um vazamento em um tubo de PVC. O vazamento ocorria através de uma pequena fissura que surgiu na posição longitudinal ao tubo. A laje de cobertura não possui telhado ou outra proteção qualquer, pois é impermeabilizada. O tubo fica exposto às intempéries, simplesmente apoiado sobre pedaços de pneus de borracha recortados que, por sua vez, ficam apoiados em tijolos de barro, espaçados de 50cm em 50cm. O tubo de PVC tem diâmetro nominal de 2 polegadas e leva a água de alimentação para dentro da caixa de água. Sabendo desse quadro, é correto afirmar que a fissura surgiu porque
a vibração causada pela passagem da água no interior do tubo e a falta de fixação firme permitem que o tubo entre em ressonância vibracional, causando as fissuras.
os espaçamentos dos apoios são insuficientes e a borracha de pneu reaproveitado é quimicamente agressiva ao PVC, permitindo o surgimento de fissuras.
a pressão da água tem sua força aumentada por conta do diâmetro de 2 polegadas, facilitando o surgimento de fissuras.
o PVC não suporta a radiação ultravioleta e, com o tempo de exposição prolongado e a pressão interna da água, a fissura surge.
a cinta de aço dos pneus funciona com aterramento que passa ao tubo corrente elétrica, que é quimicamente nociva ao plástico PVC, permitindo sua degradação lenta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...