Questão número 348864

Durante séculos, o meio circulante mundial foi predominantemente composto por moedas que valiam pelo peso de seu material. Progressivamente, o ouro e os demais metais preciosos perderam espaço como matéria-prima de fabricação do numerário. Em substituição ao ouro e outros metais preciosos, as emissões de numerário foram baseadas na conversibilidade da moeda de valor extrínseco ao ouro, o denominado padrão-ouro. Esse padrão estabelecia que qualquer cidadão poderia trocar seu dinheiro por determinada quantidade de ouro nas agências dos bancos responsáveis pela emissão do numerário. O final do padrão-ouro foi determinado em

  • A.

    1919, por ações dos países da Tríplice Entente que possibilitava que a Alemanha realizasse as reparações financeiras nos artigos 231-247 do Tratado de Versalhes.

  • B.

    1929, por ocasião do Crash da Bolsa de Nova Iorque, que provocou a Grande Depressão e inviabilizou o uso de metais nobres no numerário em quase todos os países.

  • C.

    1946, no encontro de Breton Woods, quando 44 nações aliadas se reuniram um mês antes do dia D, em New Hampshire, para assinar um acordo econômico que estabelecia o tipo de ordem econômica e monetária que o mundo deveria ter após o final da Segunda Grande Guerra.

  • D.

    1971, quando, provocado por decisões do então presidente Richard Nixon, o dólar estadunidense foi convertido em mero dinheiro de reconhecimento.

  • E.

    2001, na chamada “bolha da internet”, quando a queda das ações da NASDAQ (National Association of Securities Dealers Automated Quotations) provocou uma grande recessão mundial.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...