Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Instrumentação - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2006
Os transmissores medem uma variável do processo e a transmitem, a distância, normalmente para um sistema de controle. Existem vários tipos de sinais de transmissão: pneumáticos, elétricos, hidráulicos e eletrônicos. Os transmissores pneumáticos geram um sinal variável, linear, de 3 a 15psi (libras força por polegada ao quadrado) para uma faixa de 0 a 100% da variável. Os transmissores eletrônicos também geram um sinal variável, linear, porém elétrico, sendo mais utilizados os de 4 a 20 mA (mili ampére) e o de 1 a 5 V (volts) para uma faixa de 0 a 100% da variável. Nesta perspectiva, assinale a alternativa que expressa o conceito de "zero vivo" utilizado nos transmissores.
Todos os sinais iniciam a escala de transmissão representando o valor de 0% da variável medida
Todos os sinais transmitidos terão uma representação a partir de 0% da variável medida que, em caso de permanência contínua da variável neste valor, irá causar um sinal de alarme de zero.
Mesmo para o valor de 0% da variável medida, o transmissor estará emitindo ou não um sinal variável
O valor de zero unidades de transmissão (psi, mA ou V) não é utilizado, pois o mesmo pode ser adulterado por um ruído no canal de transmissão.
Em caso de acidentes nas linhas de saída dos transmissores (rompimento de tubos ou cabos), o sinal recebido pelo sistema de controle será igual a zero, gerando um sinal de alarme
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...