Se a vida útil de um componente é o espaço de tempo que este componente desempenha suas funções com rendimento e disponibilidade máximas, então, à medida que a vida útil se desenvolve,
- A. mais evidente se torna a fadiga e o desgaste dos materiais, que assim, determinariam maiores intervalos de tempo entre uma e outra intervenção da manutenção.
- B. diminui o desgaste natural, em razão dos cuidados empreendidos pela gestão da manutenção, responsável determinante pelo aumento do tempo em que este entraria em colapso.
- C. desenvolve-se também um desgaste natural, crescente, que após um certo tempo inviabilizará seu desempenho, determinando assim o seu fim.
- D. aumenta o risco de uma quebra por falta de atendimento da equipe de manutenção, o que reduz sensivelmente o custo de produção, aumentando a segurança dos equipamentos.
- E. aumentam o desenvolvimento dos trabalhos, o tempo de reparo e intervenções, a experiência, habilidade dos operadores e recursos de mão de obra, além de se obter uma maior autonomia dos agentes de manutenção.