Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Subárea: Policial - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
O folclore é universal bem como tradicional em seus temas e motivos. Porém, é regional e atualizado em suas ocorrências que são o resultado da criatividade do portador do folclore e de sua comunidade. Envolve expressão de literatura, folguedos, danças, religiosidade, artesanato etc. Em relação às manifestações culturais de Pernambuco é incorreto afirmar.
As mudanças tecnológicas e de costumes fortalecem a existência da cerâmica popular utilitária, destinada, especialmente, a utensílios domésticos, e o artesanato de madeira na produção do figurativo, principalmente nos municípios de Tracunhaém e Petrolina.
As expressões de literatura popular em Pernambuco são muito variadas. As narrativas em prosa estão muito vivas, como a literatura de Cordel, cujo processo editorial tradicional se dá através das folheterias. Continua a ser produzida especialmente em Recife, Olinda, Caruaru, Bezerros e Timbaúba.
No agreste do Estado, fogueteiros fabricam os seus produtos nas suas "tendas", segundo técnicas muito rudimentares para alegrar o São João e as festas de padroeiro.
Em todo o Estado diversas técnicas tradicionais de trabalho continuam a ser praticadas, como pesca artesanal no litoral, as casas-de-farinha, com seus equipamentos movidos à força humana e a fornos alimentados por lenha, e a pecuária extensiva etc.
No Recife, o chamado Boi é um grupo carnavalesco, constituído basicamente das personagens centrais do folguedo Bumbameu- boi: os mateus, o capitão do cavalo-marinho, a ema, a caipora etc.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...