De acordo com Srour (1998), a cultura organizacional é classificada como um conjunto de padrões que permitem a adaptação dos agentes sociais à natureza e à sociedade a qual pertencem, e faculta o controle sobre o meio ambiente. A partir das determinações contidas no planejamento estratégico de uma organização, são enunciados os princípios filosóficos que sedimentarão a ideologia da organização, a qual, por seu tempo, será manifesta por meio de comunicações formais ou informais, dirigidas ou massivas (Simões, 1995). O resultado dessa equação, do formal com o informal a cultura manifesta-se como instrumento formatador de uma identidade corporativa, que é a essência própria e diferencial da organização, objetivamente expressa por meio de sua presença, suas manifestações e atuações. Os códigos, por seu tempo, vão ser acordados entre os agentes presentes na organização quanto a seus elementos básicos, em conformidade com as regras segundo as quais essas unidades podem ser selecionadas e combinadas, os significados à disposição do receptor e a função social ou comunicativa que desempenham (Fiske, 1997). Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
A comunicação empresarial compreende um conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para reforçar a imagem de uma empresa ou entidade junto aos seus públicos de interesse (consumidores, empregados, formadores de opinião, classe política ou empresarial, acionistas, comunidade acadêmica ou financeira, jornalistas etc.) e junto à opinião pública esse conjunto de atividades, ações, estratégias, produtos e processos é função do marketing.
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