De acordo com Srour (1998), a cultura organizacional é classificada como um conjunto de padrões que permitem a adaptação dos agentes sociais à natureza e à sociedade a qual pertencem, e faculta o controle sobre o meio ambiente. A partir das determinações contidas no planejamento estratégico de uma organização, são enunciados os princípios filosóficos que sedimentarão a ideologia da organização, a qual, por seu tempo, será manifesta por meio de comunicações formais ou informais, dirigidas ou massivas (Simões, 1995). O resultado dessa equação, do formal com o informal a cultura manifesta-se como instrumento formatador de uma identidade corporativa, que é a essência própria e diferencial da organização, objetivamente expressa por meio de sua presença, suas manifestações e atuações. Os códigos, por seu tempo, vão ser acordados entre os agentes presentes na organização quanto a seus elementos básicos, em conformidade com as regras segundo as quais essas unidades podem ser selecionadas e combinadas, os significados à disposição do receptor e a função social ou comunicativa que desempenham (Fiske, 1997). Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
'A comunicação organizacional deve ser um foco de atenção, partindo do pressuposto de que cultura organizacional resulta em identidade, que deve ser espelhada de forma macro em uma imagem positiva mas de forma alguma apenas verossímil resultante de uma política efetiva de comunicação. E ainda, que possa influenciar no mercado consumidor, tornando-se diferencial da marca e do produto.
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