Considerando-se que há uma ampla distribuição de herpes-vírus na natureza e que são patogênicas para seres humanos oito espécies desses vírus, cujas manifestações clínicas variam de modo significativo, é correto afirmar que o herpes-vírus
- A. simples tipo 2 está relacionado a infecções na genitália e é transmitido por contato sexual, não causando, por esse motivo, lesão na mucosa bucal.
- B. causa, não importando a espécie do vírus, infecções graves e não autolimitadas, que, por isso, requerem a administração de antivirais sistêmicos.
- C. simples tipo 1 é disseminado principalmente por saliva infectada ou por lesões orais e que o portador desse tipo de vírus se torna imune após a infecção primária.
- D. simples tipo 1 provoca infecção primária normalmente em crianças e adolescentes, causando a estomatite ulcerativa primária, que afeta a mucosa oral e a região perioral.
- E. varicela zoster causa, em fase primária, uma infecção denominada varicela ou catapora, podendo ser reativado e provocar, em fase secundária, a herpes zoster.