A análise dos fluxos de caixa é um instrumento fundamental de análise financeira das empresas. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
- A. Embora as informações sobre fluxo de caixa permitam avaliar a capacidade da empresa de distribuir dividendos, pagar juros e amortizar dívidas, elas não são adequadas para inferir-se sobre a liquidez e a solvência empresarial.
- B. A apuração do fluxo de caixa no sentido restrito (método direto) não evidencia toda a informação, visto que se inicia com o lucro líquido ajustado e supõe que todo o lucro do período afeta diretamente o caixa.
- C. O método do valor presente líquido (VPL) requer a definição prévia da taxa de desconto que será utilizada na atualização dos fluxos de caixa e, portanto, não identifica diretamente a taxa de rentabilidade (ou o custo) de uma operação financeira.
- D. A taxa interna de retorno (TIR), por representar a rentabilidade média ponderada do fluxo de caixa, de acordo com o critério de juros compostos, também representa o ganho efetivo em cada período de tempo.