Contabilidade de Custos - Margem de Contribuição - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A análise dos custos, para efeito de tomada de decisão no contexto organizacional, tem sido relevante para obtenção de bons resultados. Nesse contexto, os conceitos do estudo da relação custos versus volume versus lucro podem ser aplicados. Considere uma empresa que dispõe de um produto cujo preço de venda seja R$ 30,00 por unidade; custos variáveis de R$ 12,00 por unidade; custos fixos de R$ 5.000,00 e quantidade vendida de 1.500 unidades. Com base nessas informações, assinale a opção correta.
Para essa empresa, um aumento de 10% nas vendas resultará em um impacto positivo nos lucros no valor de R$ 27.000,00.
Caso a empresa vendesse mais de 1.500 unidades, realizando uma venda de R$60.000,00, o valor do lucro para essa venda seria igual a R$ 36.000,00.
Suponha que a empresa tenha comprado um novo equipamento que aumentou o custo fixo em R$ 5.000,00, reduziu os custos variáveis para R$ 10,00 por unidade, tendo novo preço de venda igual a R$ 32,00 por unidade. Nesse caso, o novo ponto de equilíbrio é de 445 unidades.
Considere que a empresa tenha gasto com despesas de propaganda R$ 2.500,00 e tenha conseguido aumentar as vendas em R$ 5.000,00. Nessa situação, portanto, essa despesa adicional foi benéfica para a empresa, no que tange à diferença entre margem de contribuição e despesa de propaganda.
Como a empresa tem custos fixos de R$ 5.000,00 e despesas variáveis correspondentes a 40% do preço de venda, logo o ponto de equilíbrio é de R$ 12.500,00.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...