O Plano de Contas, genericamente tido como um simples elenco de contas, constitui, na verdade, um conjunto de normas do qual deve fazer parte, ainda, a descrição do funcionamento de cada conta, o chamado Manual de Contas, que contém comentários e indicações gerais sobre a aplicação e o uso de cada uma das contas (para que serve, o que deve conter e outras informações sobre critérios gerais de contabilização). Sobre o Plano de Contas de uma Entidade, assinale a afirmativa INCORRETA.
- A. As contas do ativo são dispostas em ordem crescente dos prazos esperados de realização, observando-se iguais procedimentos para os grupos e os subgrupos, compreendendo as aplicações de recursos representadas por bens e direitos.
- B. As contas do passivo são dispostas em ordem crescente dos prazos de exigibilidade, estabelecidos ou esperados, observando-se iguais procedimentos para os grupos e subgrupos; compreende as origens de recursos representadas pelos compromissos (obrigações) assumidos com terceiros.
- C. O passivo é subdividido em passivo circulante, passivo permanente e patrimônio líquido. O patrimônio líquido compreende os recursos de terceiros, representando a diferença entre o ativo e o passivo, subdividido em resultado de exercícios anteriores, do exercício e ajustes de exercícios anteriores.
- D. O plano de contas consiste em um conjunto de títulos, apresentados de forma coordenada e sistematizada, previamente definidos, nele traduzida a estrutura das contas a serem utilizadas de maneira uniforme para representar o estado patrimonial da entidade, e de suas variações, em um determinado período.