Considerando-se os avanços tecnológicos, surgiu o SPED-Contábil para substituir a escrituração em papel pela Escrituração Contábil Digital (ECD). Os documentos obrigados à transmissão em versão digital pelo SPED-Contábil são:
- A. livro Diário e seus auxiliares; livro Razão e seus auxiliares; Balancetes, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.
- B. livro de Inventário e seus auxiliares; livro Razão e seus auxiliares; Balancetes, Balanços e Demonstração do Resultado do Exercício.
- C. livro Diário e seus auxiliares; livro Fiscal e seus auxiliares; Balancetes, Balanços, Fluxo de Caixa e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.
- D. livro Fiscal e seus auxiliares; livro de Inventário e seus auxiliares; Livro Razão, Balancetes, Balanços e Demonstração do Valor Adicionado acompanhado das fichas de lançamento.
- E. livro Diário e seus auxiliares; livro Razão e seus auxiliares; Balancetes, Balanços, Demonstração do Valor Adicionado e Demonstração do Fluxo de Caixa.