Durante o período em que o Brasil foi colônia de Portugal houve uma preocupação muito grande com o ensino religioso dos nativos por parte dos colonizadores. Tal fato é facilmente compreendido quando se olha numa perspectiva cultural para o homem europeu que chegou na América. Analise as afirmativas.
I. O ensino religioso só poderia ou deveria ser ministrado apenas em alguns estabelecimentos específicos, como, por exemplo, nas escolas de cunho religioso e não mais naquelas mantidas pelo Poder Público. Essa linha de pensamento foi influenciada pelos ideais da liberdade religiosa regida pelo princípio da laicidade do Estado, segundo a concepção francesa.
II. A religião passa a ser um dos principais aparelhos ideológicos do Estado, concorrendo para o fortalecimento da dependência ao poder político por parte da Igreja. Dessa forma, a instituição eclesial é o principal sustentáculo do poder estabelecido, e o que se faz na escola é o Ensino da Religião Católica Apostólica Romana.
III. O ensino religioso será de frequência facultativa e ministrado de acordo com os princípios da confissão religiosa do aluno manifestada pelos pais ou responsáveis e constituirá matéria dos horários nas escolas públicas primárias, secundárias, profissionais e normais.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
I.
II.
III.
II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...