Os bens permanentes consistem nos bens móveis de uma organização que, em razão do seu uso corrente, não perdem sua identidade física ou tem uma durabilidade superior a dois anos. Na gestão patrimonial são considerados como bens permanentes artefatos do tipo: móveis em geral, computadores, veículos, dentre outros. Quanto à baixa dos bens do ativo é correto afirmar:
- A. Os ganhos ou perdas decorrentes da baixa de um item do ativo imobilizado devem ser determinados pela diferença entre o valor líquido da alienação, se houver, e o valor de mercado do item.
- B. Quando o bem é baixado os ganhos ou perdas decorrentes desta baixa não devem ser reconhecidos no resultado patrimonial.
- C. Quando os elementos do ativo imobilizado tiverem vida útil econômica limitada, ficam sujeitos à amortização ou à exaustão sistêmica durante esse período.
- D. A baixa do valor contábil de um item do ativo imobilizado deve ocorrer por sua alienação ou quando não há expectativa de benefícios econômicos futuros ou potencial de serviços com a sua utilização ou alienação.
- E. Os ganhos ou perdas decorrentes da baixa de um item do ativo imobilizado devem ser determinados pela diferença entre o valor de mercado da alienação, se houver, e o valor de mercado do item.