No Balanço Patrimonial, do exercício de 2016, de determinada entidade do setor público, o ativo e passivo circulante somavam, respectivamente, R$ 247.500.000 e 189.680.000. Segundo as Normas de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, classificamse, respectivamente, como ativo e passivo circulante, quando satisfizerem um dos seguintes critérios:
- A. estiverem disponíveis para realização imediata; e corresponderem a valores exigíveis até dezoito meses da data das demonstrações contábeis.
- B. estiverem disponíveis para realização imediata; e corresponderem a valores exigíveis − até doze meses da data de divulgação das demonstrações contábeis.
- C. tiverem a expectativa de realização; e corresponderem a valores exigíveis − até dezoito meses do encerramento do exercício.
- D. tiverem a expectativa de realização; e corresponderem a valores exigíveis − até doze meses da data das demonstrações contábeis.
- E. tiverem a expectativa de realização; e corresponderem a valores exigíveis − até doze meses do encerramento do exercício.