Uma jornalista entrou em contato com a área de assessoria de comunicação de uma gravadora para entrevistar um renomado artista. Foi solicitado então o envio da pauta para avaliação e, no dia seguinte, a jornalista recebeu um texto. A assessoria afirmava que não havia apreciado grande parte das perguntas direcionadas ao cliente e que, por esse motivo, havia elaborado outras para complementar a pauta.
O procedimento adotado pela assessoria, do ponto de vista ético, foi:
- A. correto, pois visava resguardar a imagem do cliente por intermédio da veiculação de informações positivas sobre a carreira e filtragem de polêmicas ou episódios controversos, ainda que verídicos;
- B. correto, pois a imprensa adota a retórica do sensacionalismo para alavancar vendas em detrimento do direito à privacidade;
- C. correto, pois a autoentrevista destacou fatos de interesse dos fãs e evitou possíveis danos à imagem tanto do artista quanto da gravadora;
- D. errado, pois deveria ter se restringido a filtrar determinadas perguntas e encaminhar as outras para o entrevistado responder;
- E. errado, pois houve cerceamento à liberdade de expressão e manipulação da verdade.