Empresa do setor automotivo lançou um novo veículo. Foram tomados todos os cuidados relativos à qualidade do produto, preço e distribuição. Além disso, diretores de marketing da empresa utilizaram os meios de comunicação usuais para anunciar o produto. Contudo, não foram atendidas as expectativas de vendas e o veículo deixou de ser fabricado dois anos depois.
O fracasso pode ser explicado na medida em que:
- A. a recepção envolve processos de seleção e interpretação da mensagem a partir da idiossincrasia do indivíduo;
- B. foi negligenciada a pesquisa de opinião, instrumento indicativo para que se conheça o público-alvo;
- C. o consumidor é inexorável e não se influencia, como supunha a Teoria Hipodérmica, pelos meios de comunicação de massa;
- D. não se atingiram os líderes de opinião do público-alvo, tidos como essenciais segundo a Teoria Two-step-flow;
- E. o produto não sensibilizou os grupos responsáveis pela definição da agenda de cobertura e, portanto, a percepção do consumidor não foi impactada de modo efetivo.