Uma menina de treze anos questionou o professor de filosofia da escola sobre o desaparecimento repentino de uma cantora da mídia. Há poucos meses a artista figurava como detentora da canção mais tocada nas emissoras de rádio comerciais do país e era convidada para participar de muitos programas televisivos. A estudante observara que artistas antes desconhecidos do grande público emplacavam hit parades para, pouco tempo depois, caírem no ostracismo. O professor aproveitou então a oportunidade para introduzir o conceito de Indústria Cultural. Sobre essa indústria, é correto afirmar que:
- A. o público é soberano na determinação de permanência na mídia do produto cultural, pois o mercado da música é regido pela lei da oferta e da procura;
- B. a projeção de retorno financeiro e o lucro efetivamente obtido orientam a produção e o tempo de permanência dos artistas na mídia;
- C. há considerável espaço para o experimentalismo, pois o público se mostra ávido por lançamentos de novos artistas, ritmos e performances musicais;
- D. a crítica dos teóricos da escola de Frankfurt foca no caráter estético do mercado de bens simbólicos que, por sua vez, atende aos padrões de produção musical de rimas fáceis e de mau gosto;
- E. as vanguardas artísticas têm lugar cativo na linha de produção da cultura de massa, pois a pluralidade de opções propiciada abarca todos os gêneros musicais.