A não-identificação de atrasados — tanto no que tange a recebimentos quanto a pagamentos — indica falhas graves na gestão fiscal e pode representar um grande obstáculo à transparência fiscal. A esse propósito, assinale a opção correta.
A contabilidade em regime de caixa superestima o deficit real do governo à medida que haja atrasados de pagamentos consideráveis ou persistentes.
Informações adequadas e suficientes para avaliação de atrasados de recebimentos e pagamentos dependem essencialmente dos sistemas de gestão financeira e apenas residualmente dos sistemas de contabilidade pública.
Do lado da receita, é irrelevante a manutenção de registros dos tributos não recebidos no prazo, pois são irrelevantes para efeito de programação orçamentária.
A contabilidade em regime de competência ou de competência modificada é uma forma de viabilizar a emissão de relatórios que evidenciem, de um lado, os pagamentos já efetuados e, de outro, os pagamentos apenas autorizados.
Devido ao caráter compulsório dos tributos e aos instrumentos coercitivos à disposição do Estado, grandes estoques desses valores a receber indicam capacidade de realização praticamente total dos respectivos créditos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...