Os conceitos de planejamento e gestão podem ser aplicados pelas organizações à área da comunicação organizacional.
Assim, sob a ótica do planejamento estratégico de comunicação, a(s)
- A. alta administração deve entender a comunicação como fator estratégico na divulgação da missão e dos valores da organização perante todos os seus públicos.
- B. participação de profissionais ligados à comunicação na formulação do planejamento estratégico da organização deve ser moderada, a fim de evitar ruídos na comunicação entre a alta administração, os postos gerenciais e os operacionais.
- C. visão estratégica é implementada por etapas, começando pelo plano de comunicação e, a partir dos seus resultados, inclui-se o planejamento estratégico global da organização.
- D. ameaças do macroambiente não constituem fatores que devam ser observados na construção de um planejamento, uma vez que fatores externos não afetam a comunicação de uma organização.
- E. áreas de comunicação e relações públicas devem estar subordinadas aos departamentos de marketing e promoção, tendo como função primária a elaboração de planos de veiculação dirigida.