É papel da ouvidoria pública representar o cidadão perante a instituição. Nesse sentido, recentemente, foi criado, em Minas Gerais, o projeto denominado Ministério Público Itinerante (MPI), idealizado pela Ouvidoria do Ministério Público daquele estado. O projeto irá percorrer 36 cidades para aproximar os promotores de justiça dos cidadãos, que serão informados de seus direitos e sobre os serviços disponíveis na instituição. Foi montada uma carreta que percorrerá as cidades, permanecendo um dia em cada uma delas, além de serem instaladas quatro salas para atendimento à população durante o dia todo.
Com relação à iniciativa acima descrita e à comunicação social dos órgãos públicos com os cidadãos, assinale a opção correta.
Em face da logística necessária, é correto inferir que a relação custo-benefício do projeto MPI não é satisfatória.
O caráter itinerante da iniciativa em apreço pode ser positivo, mas também pode provocar distorções, uma vez que os cidadãos têm pouca cultura para esse tipo de iniciativa vinda da administração pública.
A realização de uma auditoria de imagem, ou de uma auditoria de opinião, provoca mais efeito positivo que o contato direto com o cidadão realizado fora da instituição.
É papel da ouvidoria pública implementar políticas de comunicação.
Os conceitos defendidos pelo projeto MPI, de dar a conhecer aos cidadãos o que é e o que faz a instituição, são os mesmos conceitos que caracterizam a identidade corporativa.
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