O conceito de Indústria Cultural criado por pensadores ligados à Escola de Frankfurt tornou-se fundamental para o entendimento de fenômenos da Comunicação de Massa. Em relação à Indústria Cultural, podemos afirmar que:
o conceito de Indústria Cultural proposto por Herbert Marcuse refere-se aos processos industriais de impressão de jornais e revistas num mundo globalizado;
o conceito de Indústria Cultural proposto por Claude Shannon e Warren Weaver, baseia-se na teoria de processos e afirma que a indústria cultural é um esquema matemático, no qual a informação originada no emissor segue por um canal até atingir o receptor;
o conceito de Indústria Cultural proposto por Marshall McLuhan, baseia-se na reprodutibilidade técnica e se fundamenta no fato de que os meios de comunicação, ao reproduzirem tecnicamente funções humanas, funcionam como extensões do homem;
o conceito de Indústria Cultural proposto por Theodor Adorno e Max Horkheimer referia-se à transformação da cultura em mercadoria e ao processo de subordinação da consciência à racionalidade capitalista;
o conceito de Indústria Cultural proposto por Jürgen Habermas serve como instrumental para o entendimento dos processos comunicativos contemporâneos baseados em fluxos informacionais lineares, nos quais as massas se comportam de forma heterogênea.
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