A Escrituração Contábil, nos campos da legislação societária, tributária e profissional, importantes campos do meio empresarial, consiste em:
- A. A escrituração contábil é a primeira e mais importante das técnicas contábeis, pois somente a partir dela que se desenvolvem as demais técnicas de demonstração, análise e auditoria, sua finalidade é a de fornecer a pessoas interessadas, informações sobre um patrimônio determinado.
- B. Alguns fatos da entidade deverão ser escriturados, para este fim devem ser utilizados livros. O Livro Diário é obrigatório, já o Livro Razão é utilizado de acordo com a necessidade da entidade, não sendo material obrigatório. Outros são facultativos, pois, por não serem exigidos por lei, podem ser adotados ou não a critério da empresa.
- C. A contabilidade de uma entidade deverá ser rateada, sendo que é facultado às pessoas jurídicas que possuírem filiais, sucursais ou agências, manter contabilidade centralizada, devendo incorporar na escrituração da Matriz os resultados de cada uma delas, conforme artigo 252 do Decreto n. º 3.000/99.
- D. Nenhuma das alternativas.