Srour (2000), ao apresentar o formalismo como um traço cultural brasileiro, advoga existir uma clara dissociação entre o discurso e a prática, entre o país legal e o país real. Considerando-se que a dupla moral brasileira tem raízes no período colonial e serve de arcabouço à identidade social brasileira, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) O peso estratégico das relações pessoais articuladas por múltiplas hierarquias se reflete no anseio por proximidade que ilumina relacionamentos.
( ) A institucionalização do �jeitinho� desqualifica as normas universais e impessoais e permite a relação de clientela.
( ) O padrão cultural cultua a tolerância à discricionariedade patrimonialista.
( ) O mandonismo libera o subalterno, pois tece fortes laços de lealdade e de fidelidade.
( ) A ojeriza à incerteza permite a disposição para assumir riscos e aceitar responsabilidades.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de letras CORRETA.
(F) (V) (F) (V) (V)
(V) (F) (V) (F) (V)
(F) (V) (F) (V) (F)
(V) (V) (V) (F) (F)
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