A imagem de uma organização engloba a percepção que os consumidores, fornecedores, empregados, investidores, enfim, o público em geral tem sobre uma dada instituição, envolvendo sua credibilidade, qualidade de produtos ou serviços, capacidade de gestão, a responsabilidade social, entre outros. Estudo realizado em 2002 na Universidade de Oxford já mostrou que a reputação de uma empresa corresponde a 40% de seu valor de mercado. Quanto à gestão da imagem institucional e o trabalho de relações públicas, assinale a alternativa correta.
- A. Por se tratar de imagem institucional, ou seja, daquilo que é projetado no ambiente externo, o foco da gestão são os públicos externos, em especial clientes e mídia.
- B. Para a gestão da imagem institucional, o profissional de relações públicas atua como um elo entre consumidores e colaboradores com a direção da organização.
- C. A área de relações públicas está subordinada ao marketing, já que compete a ele a gestão da imagem institucional.
- D. Na gestão da imagem institucional, os esforços se concentram no que a organização deve parecer ser, já que a realidade interna não é de conhecimento da sociedade.
- E. As ferramentas de gestão de uma identidade institucional incluem campanhas de marketing, definição de preço e logística de distribuição.