Contabilidade Pública - Plano de Contas da Administração Federal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
O plano de contas da administração pública foi estabelecido com o objetivo de consolidar as contas públicas e promover sua convergência metodológica e conceitual às normas internacionais e às normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
Os agrupamentos de ativo, passivo, despesa e receita são exemplos do nível mais alto de agregação do plano de contas público, denominado grupo.
O sinal de asterisco (*) é utilizado para identificar contas redutoras ou retificadoras de ativo ou de passivo, e deve fazer parte do atributo de denominação da conta.
O sinal de igual (=) sinaliza uma situação em que determinada conta A tem o mesmo objetivo de registro de outra conta B. Nessa situação, a conta A pode ser substituída pela conta B (ou vice-versa), conforme a necessidade.
A estrutura de nove dígitos desdobra sete níveis de agrupamento, sendo o último destinado a detalhar uma conta contábil para a identificação das contas correntes.
O patrimônio líquido integra um conjunto de contas representativas da situação líquida patrimonial, separado dos passivos das entidades públicas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...