Sobre o press release pode-se dizer: contém tudo o que a empresa gostaria que se dissesse dela e muito pouco, ou nada, daquilo que o repórter realmente gostaria de saber, pelo menos no caso brasileiro. Há exceções, evidentemente; no caso de assuntos festivos (inaugurações, lançamentos, homenagens, discursos), de fato, os press releases, acabam fornecendo substancial material, mesmo para os repórteres mais exigentes. Mas, nos assuntos críticos (e, repito, a crítica é elemento central no Jornalismo), escondem muito mais do que revelam, se é que revelam algo.
Sobre o texto pode-se afirmar que:
reflete a posição do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, expresso em seu jornal Voz da Unidade.
é um texto do jornalista Samuel Wainer datado de 1986 narrando o papel obscuro que os releases tinham há algumas décadas.
se trata de um artigo datado de 1982 do jornalista Paulo Francis na Folha de S.Paulo.
se trata de uma análise do jornalista Clóvis Rossi criticando a utilização atual do release em nossa imprensa.
foi escrito pela professora Cremilda Medina em seu livro Notícia Pronta para a Venda.
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