Frequentemente é impossível esquematizar o conteúdo de uma dança em palavras, embora sempre se possa descrever o movimento (LABAN, 1978, p.23) A Teoria do Movimento de Laban foi criada valendo-se da observação de movimentos corporais, fossem eles artísticos, ritualísticos, sucessivos, simultâneos, periféricos, gestuais, posturais, simétricos, assimétricos. Esta terminologia prática tem-se mostrado, em muitos meios de expressão do corpo, eficaz e poderá facilitar denominações, análises do movimento e pensamento acerca do corpo empregados atualmente. Sobre a teoria de Laban no livro Reflexões sobre Laban, o Mestre do Movimento, marque a alternativa correta:
- A. Esforço na nomenclatura de Laban, não é estar fazendo força, ele usa esse termo para enfatizar que o movimento não é só mecânico ou físico, acontece também dentro do corpo e da mente. Há um esforço, isto é, um movimento internamente, que tem emoções, sensações, pensamentos, raciocínios, direções, etc.
- B. A fluência é o primeiro elemento a surgir no desenvolvimento da pessoa. As qualidades do elemento de esforço e fluência são livre e contida. Assim um bebê é apenas fluência. Os movimentos para dentro são mais difíceis de serem experienciados com a fluência controlada, demonstram contenção, retração ao mundo interno, recolhimento a si mesmo.
- C. A tarefa do fator peso é a assertividade. Suas qualidades são leve e firme. É o terceiro elemento a surgir no desenvolvimento da pessoa.
- D. A Corêutica é a organização espacial que Laban desenvolveu. O espaço corêutico é concebido com base no corpo, assim cada pessoa tem um território próprio. A Corêutica pode ser aplicada separadamente da Eukinética, as locações no espaço e as dinâmicas podem ser desenvolvidas separadamente.
- E. Nenhuma das alternativas está correta.