O movimento é a substância primeira da vida, é a matéria em evolução no tempo e espaço. Ele e o corpo estiveram presentes na própria história um bom exemplo é a Grécia Antiga, onde a educação dos guerreiros incluía dança, filosofia e música (Neves, 2006, p.235). Sobre a Dança educativa e a inclusão, assinale a alternativa incorreta:
- A. A experiência corporal no processo educacional consiste no despertar do corpo, principalmente através do repertório sequencial de movimentos e da construção da identidade, valorizando e respeitando as individualidades.
- B. A dança contribui também no processo de elaboração da imagem corporal da criança e do jovem, gerando conhecimentos sobre anatomia e sistemas corporais (muscular, ósseo etc.). Ao sensibilizar o aluno para a percepção de sensações físicas, alcançam-se o conforto e funcionalidade do movimento corporal.
- C. Entende-se a inclusão social como processo bidirecional, de construção coletiva, em que cabe à pessoa portadora de deficiência a manifestação com relação a suas necessidades, e à sociedade, a implementação dos ajustes e providências necessárias para que possibilite o acesso e a convivência no espaço comum.
- D. O trabalho por meio das artes criativas para pessoas com deficiência começou de iniciativas individuais, sem um relacionamento entre as diferentes formas de expressão.
- E. O trabalho de dança educativa busca o desenvolvimento harmonioso da criança por meio da relação corpo-mente, considerando os aspectos afetivos e sociais. Ao inserir a experiência corporal no processo educacional, o aluno estabelece relações entre os significados simbólicos criados por ele e os aprendizados no processo educacional.