A dança e a movimentação cotidiana não se prendem ao passado ou ao futuro, nem a um professor. O que interessa é o agora. Ninguém melhor do que você pode questionar sua postura, suas ações. Não são sequências de posturas dadas por uma pessoa à sua frente que farão de você um bailarino ou uma pessoa de movimentação harmônica. A dança começa no conhecimento dos processos internos. Você é estimulado a adquirir a compreensão de cada músculo e do que acontece quando você se movimenta. (VIANNA, 2005, p.104).
A partir da descrição da técnica por Klauss Vianna presente no livro do autor, assinale a alternativa incorreta:
- A. O corpo humano permite uma variedade de movimentos, que brotam de impulsos anteriores e exteriorizam-se pelo gesto, compondo uma relação íntima com o ritmo, o espaço, o desenho das emoções, dos sentimentos e das intenções.
- B. O ser humano vem perdendo o domínio dos seus sentidos ao representar o gesto, enquanto as outras espécies de animais procuram preservar esse gesto. Um animal selvagem é perfeito em sua integridade, é flexível e adota, instintivamente, a espiral como linguagem corporal.
- C. Mais do que uma maneira de exprimir-se por meio do movimento, a dança é um modo de existir e é também a realização da comunhão entre os homens.
- D. Erradamente considera-se clássica toda dança baseada na técnica acadêmica. Essa forma de julgar é resultado de uma superestimação de valores, pois advém de tomar-se como meio de identificação exclusivamente o elemento técnico e não o conteúdo subjetivo de um balé.
- E. Se a dança é um modo de existir do indivíduo, cada um de nós possui a sua dança, o seu movimento original, singular e alheio ao ambiente, ligados à essência do ser.