O ensino de arte nas escolas vive sobre um terreno perigoso e movediço. O que caracteriza a escola formal tradicional não diz respeito ao universo da arte; o que caracteriza o fazer/pensar da arte é muitas vezes estranho ao mundo escolar. Regra e criação, tradição e invenção, burocracia e transformação, resultados numéricos e possibilidade de sentido podem conviver num mesmo espaço? (MARQUES, 2012, p.41-42). Sobre o trinômio Arte-Ensino-Sociedade, assinale a alternativa correta:
- A. Cada linguagem artística que conhecemos vivenciamos, fruímos, compreendemos possibilita-nos outro olhar e formas diferentes de vivenciar o mundo. Uma vez articuladas unicamente pelo professor, as diferentes linguagens artísticas possibilitam aos estudantes diversas leituras de mundo imbricadas entre si e em movimentos dialógicos constantes entre pessoas, tempos e espaços.
- B. As diversas leituras de mundo via diferentes linguagens não somente a verbal possibilitam conhecer, reconhecer, ressignificar e, sobretudo, impregnar de sentidos a vida em sociedade. As linhas, cores, texturas, volumes propostos pelas artes visuais abrem-nos somente para a leitura das imagens que vivemos.
- C. O professor de Arte está interessado em construir conhecimento das/nas linguagens artísticas ou não estará ensinando arte.
- D. O acesso à arte por meio da escola formal é o início de um caminho para sistematizar, ampliar e construir conhecimento nas diferentes linguagens artísticas que nos possibilitam interagir no mundo de forma diferenciada.
- E. É papel do professor estabelecer relações entre a Arte e as outras formas de conhecimento, uma vez que é conhecedor do projeto político pedagógico que norteia a instituição em que atua, limitando em alguns momentos a autonomia do professor.