Para o desenvolvimento do ensino de dança integral com o enfoque na educação básica formal, considera-se importante que o professor:
- A. Desenvolva sua linha expressiva e consequente técnica corporal adequada aos seus princípios estéticofilosóficos, sociais e políticos, não necessariamente desenvolvendo um processo artístico com os estudantes.
- B. Possua intimidade com o universo expressivo da dança e domínio da linguagem do movimento corporal, através do conhecimento de como aplicar diversas técnicas corporais e fatores de espaço tempo.
- C. Incentive seus alunos, desde o começo da aprendizagem, na busca de novas formas de representar o mundo através de gestuais de repertório a partir das transformações ao longo dos anos reconhecendo e valorizando suas expressões.
- D. Saiba reconhecer o momento de exigir disciplina e empenho tanto individual como de toda a turma para o treinamento corporal na formação do bailarino.
- E. Proponha a sistematização de uma metodologia de dança como educação trabalhando para que os alunos alcancem um domínio do movimento corporal, oferecendo elementos técnicos e expressivos que desenvolvam nos jovens competências para lidarem com a linguagem técnica artística do trabalho corporal para assim se prepararem para atender as exigências do mercado de trabalho.