A preguiça e o peso da matéria corporal são eternamente desequilibrados pela vontade dinâmica e pelas impressões que solicitam reações. É a visão de um ser vivo e motórico. As reflexões de um tal ser se efetuam e se exprimem dinamicamente. O pensamento é, para ele, uma essência movimentada, talvez o próprio movimento.
Rudolf Laban
Durante a primeira metade do século XX, o arquiteto, filósofo e coreógrafo, Rudolf Von Laban formulou um sistema de observação, experimentação e análise do movimento teoricamente complexo e poético, posteriormente chamado de Sistema Laban, sobre o sistema e os desdobramentos propostos a partir dele, assinale a alternativa incorreta.
- A. O corpo é visto como parte de uma relação estrutural em movimento que inclui Corpo, Esforço, Forma e Tempo, categorias interrelacionadas que se informam mútua e continuamente.
- B. Laban presumiu o corpo como mídia primária da cultura, ou seja, como primeiro meio de comunicação do homem em seu processo e contexto evolutivo, possuindo uma linguagem.
- C. A fita de Moebius, uma figura topológica que se tornou bastante representativa das inter-relações entre conceitos em Laban/Bartenieff, opera relações estéticas pelo deslizamento de sentidos e instiga o olhar para o entre e para a instabilidade de afirmações.
- D. O Corpo Laban é explorado no Sistema Laban/Bartenieff de Análise de Movimento, em suas organizações, gestos, posturas, fragmentações, isolamentos, reintegrações, dinâmicas, formas, conexões interno-externas e esquemas motores.
- E. A consciência corporificada das dinâmicas espaciais (entendidas como portadoras de potência de Esforço) sobre as quais atuamos, e que atuam sobre nós, leva-nos a explorar os devires de si com uma mentalidade inclusiva, que se alimenta na experimentação das multiplicidades e complexidades do sujeito/personagem/espectador-autor.