A partir do livro A educação como cultura de Carlos Rodrigues Brandão, sobre o conceito de cultura, assinale a alternativa incorreta.
- A. A Cultura Popular é necessariamente situada no conflito ideológico. Cultura popular, no Brasil, não é um fenômeno neutro, indiferente, ao contrário, nasce do conflito e nele desemboca necessariamente.
- B. A cultura pode ser definida como aqueles produtos mentais criados por uma comunidade de vida humana e que, portanto, são inexplicáveis em termos de mera consciência individual, uma vez que pressupõem a ação recíproca de muitos.
- C. Adquirindo a cultura, o homem passou a depender muito mais do aprendizado do que a agir através de atitudes geneticamente determinadas. Como já era do conhecimento da humanidade desde o iluminismo, é este processo de aprendizagem (socialização) que determina o seu comportamento e a sua capacidade artística ou profissional.
- D. É necessário participar de um processo que transforme a cultura do povo, através da prática da Cultura Popular em uma cultura de classe consciente, crítica e mobilizadora, capaz de transformar tanto os símbolos com que se representa o mundo, quanto a sua própria dura realidade material.
- E. A Cultura Popular é cultura para os trabalhadores (popularização da cultura erudita para o acesso do proletariado a ela). Ela assume várias formas de expressão, tendo como objetivo a educação das massas.