A. que acontece em Pernambuco durante o período do Carnaval. Dançada por homens e mulheres vestidos com saias e cocares de penas, colares e adereços nos braços e tornozelos, que desfilam em duas fileiras, levantando, rodopiando e abaixando rapidamente.
B. típica do Vale do Paraíba, também chamada catererê, dançada em duas fileiras uma em frente à outra com batimentos de pés e mãos e acompanhamento de violeiros. Esses batimentos ocorrem no intervalo dos versos cantados pelos violeiros.
C. realizada todos os dias, ao entardecer, pelos índios guaranis, próxima a uma arte marcial voltada para autodefesa e que desenvolve a agilidade e o equilíbrio corporal. Também é acompanhada de rezas que visam proteger a aldeia.
D. com objetivo de cultuar a divindade do Senhor do Mundo na cultura Carijó. É realizada em círculos, com o pajé no centro da roda, vestido com roupa especial de palha, que canta, e, em resposta, os dançarinos respondem com cantos monossilábicos improvisados.
E. e também folguedo que descreve os pastores em viagem à Belém, enquanto cantam e contam sobre o nascimento de Jesus. Os dançarinos se organizam em dois cordões, representados pelas cores encarnadas e azuis, representando mouros e cristãos.